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POLÍTICA DE PRIVACIDADE
1 - INFORMAÇÕES GERAIS
Nós, da empresa OPTAR RH estamos comprometidos em resguardar sua privacidade.
A presente Política contém informações sobre coleta, uso, armazenamento, tratamento e proteção dos dados pessoais dos usuários e visitantes do nosso site https://www.optarrh.com.br/ e respectivos serviços.
Trataremos de que forma esses dados serão utilizados, agindo com absoluta transparência quanto ao assunto, esclarecendo a todos os interessados sobre os tipos de dados que são coletados, os motivos da coleta, bem como a segurança e utilização dos mesmos.
O presente documento foi elaborado em conformidade com:
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei 13.709/18 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm.;
Marco Civil da Internet – Lei 12.965/14 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm; regulamento da UE n. 2016/6790.
Ainda, o documento poderá ser atualizado em decorrência de eventual atualização normativa, ou de procedimentos internos, razão pela qual se convida o usuário e/ou visitante a consulta-lo periodicamente.
2 – INFORMAÇÕES COLETADAS
Considerando a natureza e finalidade da OPTAR RH, poderemos coletar e tratar os seguintes dados e informações disponibilizadas voluntariamente por você, no momento do seu cadastro e/ou durante a participação em processos de recrutamento e seleção e/ou admissionais:
-
Nome completo, fotografia, data de nascimento, idade, sexo, telefone de contato, profissão, estado civil, e-mail e endereço completo;
-
Número de CPF, endereço de e-mail e preferências de contato, número de RG (órgão emissor, estado e data de emissão), nacionalidade, naturalidade, país, estado e cidade de nascimento;
-
Grau de escolaridade, instituição de ensino e cursos realizados, data de início e conclusão de cursos, experiência profissional, idiomas, qualificações, competências, habilidades, atividades extracurriculares e nome de usuário em redes sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter, Google+ e Skype), remuneração auferida e pretensão salarial;
-
Declaração de origem étnica e declaração de pessoa com deficiência; que serão coletados e tratados exclusivamente para fins de programas de diversidade e inclusão;
-
Resultados de testes e provas de língua portuguesa, idiomas, raciocínio lógico e de conhecimentos específicos; resultados de testes diversos destinados a avaliar seus conhecimentos, competências e aptidões;
-
Vídeos, imagens, sons e voz decorrentes de entrevistas realizadas online ou carregadas nas plataformas por você.
-
Alguns outros dados poderão ser solicitados para diligências preliminares e regulares quando de sua contratação, tais como número da carteira de motorista, número de certidão de reservista dados do título de eleitor; número PIS/PASEP, dados dos pais e dependentes;
A OPTAR RH preza pela sua privacidade e intimidade e não recolhe informações sensíveis, tais como informações relativas à sua saúde, convicções filosóficas ou políticas, filiação partidária ou sindical, fé religiosa, vida sexual, etc. Contudo, caso, especificamente, venhamos a coletar/acessar informações e dados relacionados aos mencionados acima (dados sensíveis), principalmente com o fim de promover a diversidade e inclusão de pessoas ou devido a obrigações legais, procederemos tal coleta, armazenamento, tratamento e utilização de forma legal e legitimada, de acordo com este Aviso de Privacidade e com a legislação aplicável.
3 - FINALIDADES DE UTILIZAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS DOS USUÁRIOS
A OPTAR RH é uma empresa de recursos humanos, com mais de 10 anos de existência, que visa aproximar profissionais e empresas clientes/parceiras.
A OPTAR RH NÃO COBRA dos profissionais nenhum valor para que cadastrem seus dados/currículos, como também não cobra nenhuma quantia quando do êxito de algum processo seletivo.
Os dados coletados servem para cumprir as seguintes finalidades:
-
Permitir a participação do profissional nos processos seletivos já existentes e divulgados pela OPTAR RH;
-
Permitir o cadastro do profissional para concorrer a vagas futuras;
-
Permitir que nossa equipe de recrutamento e seleção possa realizar uma busca ativa por candidatos para preenchimento de vagas já disponíveis e solicitadas por clientes do OPTAR RH.
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Envio de e-mails, alertas, notificações e mensagens que sejam do seu interesse sobre a confirmação de seu cadastro, confirmação de participação em processo seletivo e/ou sobre o agendamento de datas para a realização de testes, assim como sua conclusão.
-
Cumprimento de normas legais e determinações judiciais ou de entidades públicas;
A OPTAR RH age firmado:
-
para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias a que estamos sujeitos, incluindo a conformidade legal;
-
com base em seu consentimento, quando necessário, que será obtido por meio de uma declaração de consentimento própria;
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para a execução dos Termos e Condições de Uso da plataforma da OPTAR RHe de seus parceiros e, para procedimentos preliminares a um contrato de trabalho que poderá vir a ser realizado;
-
para zelar pela sua segurança e evitar fraudes;
-
permitir que a OPTAR RH exerça seus direitos; e
-
para cumprir interesses legítimos.
4 – TEMPO DE ARMAZENAMENTO DOS DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais do usuário e visitante são armazenados pela plataforma durante o período necessário para a prestação do serviço ou o cumprimento das finalidades previstas no presente documento, conforme o disposto no inciso I do artigo 15 da Lei 13.709/18, não ultrapassando o prazo máximo de 20 anos.
Os dados podem ser removidos ou anonimizados a pedido do usuário, excetuando os casos em que a lei oferecer outra base legal para a realização do tratamento.
Ainda, os dados pessoais dos usuários apenas podem ser conservados após o término de seu tratamento nas seguintes hipóteses previstas no artigo 16 da referida lei:
I – Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
II – Estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
III – Transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei;
IV – Uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.
5 - SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS ARMAZENADOS
Nosso site se compromete a aplicar as medidas técnicas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão de tais dados. Nos comprometemos a comunicar o usuário em caso de alguma violação de segurança dos seus dados pessoais.
Os dados pessoais armazenados são tratados com confidencialidade, dentro dos limites legais. No entanto, além das informações de transmissão aqui previstas, podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo.
O conteúdo do site é protegido pelas leis e normas que regulamentam os direitos autorais.
O usuário está autorizado unicamente a fazer uso do conteúdo do site para fins estritamente pessoais/profissionais, sendo-lhe expressamente proibido publicar, reproduzir, difundir, distribuir ou, por qualquer forma, tornar os conteúdos acessíveis a terceiros, a não ser para divulgação dos serviços da OPTAR RH.
Ao usuário é vedado alterar ou tentar alterar, por qualquer meio, o conteúdo do site, ou introduzir no mesmo, quaisquer tipos de vírus ou programas que o danifiquem ou o contaminem.
Entendemos, ainda, como violação à nossa política de privacidade:
-
usar o sistema com propósitos ilegais;
-
forjar endereços de máquinas, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de responsabilizar terceiros ou ocultar a identidade ou autoria;
-
violar copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização.
As tentativas de invasão ao site serão tratadas conforme prescrição legal e terão a tipificação penal correspondente às consequências legalmente tipificadas.
O conteúdo deste site, incluindo designadamente os textos, imagens e sons, é de propriedade da OPTAR RH, com exceção dos conteúdos fornecidos por clientes ou parceiros comerciais que se encontrem identificados como tal, tendo apenas fins informativos.
6 – TRANSFERÊNCIA DE DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais podem ser compartilhados com terceiros, parceiros ou clientes da OPTAR RH com o intuito de realizar a prestação de serviços em recursos humanos.
Com relação aos fornecedores de serviços terceirizados, informamos que cada qual tem sua própria política de privacidade. Desse modo, recomendamos a leitura das suas políticas de privacidade para compreensão de quais informações pessoais serão usadas por esses fornecedores:
– Infojobs : plataforma para cadastro de dados para acesso a vagas: https://injojobs.com.br/
Os terceiros indicados recebem os dados na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços contratados.
Ao ser redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido exclusivamente por essa Política de Privacidade e demais políticas da nossa plataforma.
7 – COOKIES OU DADOS DE NAVEGAÇÃO
Os cookies referem-se a arquivos de texto enviados pela plataforma ao computador do usuário e visitante e que nele ficam armazenados, com informações relacionadas à navegação no site. Tais informações são relacionadas aos dados de acesso como local e horário de acesso e são armazenadas pelo navegador do usuário e visitante para que o servidor da plataforma possa lê-las posteriormente a fim de personalizar os serviços da plataforma.
O QUE SÃO COOKIES?
Os cookies são informações geradas quando você acessa um site. Estas informações são armazenadas em seu navegador, possibilitando a transmissão ao operador do site de informações como: o idioma escolhido, as preferências de pesquisa, seu uso no site e outras.
QUAIS OS TIPOS DE COOKIES E SUAS FINALIDADES?
Primeiramente, temos que diferenciar os cookies permanentes, dos cookies de sessão.
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COOKIES PERMANENTES: São aqueles que ficam armazenados no seu navegador, ainda após você ter finalizado o acesso ao site.
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COOKIES TEMPORÁRIOS: São aqueles que somente são coletados enquanto você acessa o site. Após encerrar a sessão eles não são armazenados.
Existem ainda diferentes tipos de cookies, sendo que cada tem uma finalidade específica:
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COOKIES NECESSÁRIOS: Conforme o próprio nome já diz, estes cookies são necessários para permitir determinadas funcionalidades do site e a utilização de nossos serviços.
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COOKIES ANALÍTICOS: Os cookies analíticos são aqueles que possibilitam a coleta e análise de dados estatísticos, permitindo verificar quais páginas você acessou, quantas vezes foram acessadas estas páginas, que visam melhorar o desempenho e funcionamento do site.
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COOKIES DE FUNCIONALIDADE: Estes cookies são responsáveis por guardar as preferências da sua utilização em nosso site, fazendo com que você não precise selecioná-las novamente.
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COOKIES DE PUBLICIDADE: Estes tipos de cookies são aqueles destinados a coletar informações para possibilitar anúncios e personalizar a publicação.
8 – CONSENTIMENTO
Ao utilizar os serviços e fornecer as informações pessoais na plataforma, o usuário está consentindo com a presente Política de Privacidade.
O usuário, ao cadastrar-se, manifesta conhecer e pode exercitar seus direitos de cancelar seu cadastro, e garante a veracidade das informações por ele disponibilizadas.
O usuário tem direito de retirar o seu consentimento a qualquer tempo e, para tanto, deve entrar em contato com o DPO da OPTAR RH, através do e-mail: contato@optarrh.com.br
9 - ALTERAÇÕES PARA ESSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A OPTAR RH reserva-se o direito de alterar todas as suas políticas estabelecidas, para adaptá-las a alterações legislativas, normas relativas à utilização de novas tecnologias, ou ainda, sempre que julgar necessário.
Para a solução de controvérsias decorrentes do presente instrumento será aplicado integralmente o Direito brasileiro.
DÚVIDAS: Eventuais dúvidas quanto à nossa política podem ser encaminhadas através do e-mail: contato@optarrh.com.br
Política revisada pelo Departamento Jurídico da OPTAR RH em 06 de janeiro de 2022.